AVALIAÇÕES DE BENS MÓVEIS

O processo consiste em determinar de maneira precisa e objetiva o valor justo de mercado desses bens, recorrendo para tal fim a normas e técnicas especializadas em Engenharia de Avaliações. Este método visa assegurar uma avaliação criteriosa, embasada em padrões e metodologias reconhecidos, proporcionando uma análise sólida e confiável do valor desses ativos, essencial para uma gestão patrimonial eficiente e estratégica da empresa.

Análise de Risco

– Avaliação Valor Justo de Mercado: A avaliação do valor justo de mercado é um processo utilizado para determinar o valor de um ativo, passivo ou empresa com base nas condições atuais do mercado. O serviço de avaliação de bens móveis tem como resultado final o laudo de avaliação de bens de conteúdo (bens móveis) e foi concebido para se basear na finalidade da avaliação (contabilidade, seguros, garantias, operações comerciais).

– Vida Útil Remanescente: A vida útil remanescente é o período estimado ou quantidade de uso que um ativo ainda possui antes de atingir o fim de sua vida útil total. É fundamental para planejar a manutenção, calcular a depreciação contábil e tomar decisões sobre a gestão de ativos, como reparos, substituições ou vendas. Realizamos avaliações de diversos tipos de bens móveis como: máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, equipamentos de informática e moldes, gerando um relatório de revisão de vida útil e teste de recuperabilidade em conformidade com o CPC-27-CPC01.

Test de Impairment
O objetivo do Test de Impairment é determinar se o valor declarado de um ativo ainda pode ser recuperado através da sua capacidade de gerar lucros para a empresa. Esse lucro pode ser obtido através da utilização do ativo ou da sua venda. Essencialmente, o teste examina se houve um declínio na capacidade do ativo de produzir lucros futuros para o negócio.
Se o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o ativo é considerado em Impairment. Nesses casos, a empresa é obrigada a ajustar o valor contábil do ativo para representar com precisão o seu valor real.
Antes de incluir ativos no seu balanço, as empresas são obrigadas a realizar avaliações periódicas para determinar se algum dos seus ativos geradores de rendimentos sofreu uma diminuição no seu valor recuperável ao longo do ano.